8 perguntas para Cristian Cavalheiro, novo presidente da +praTi!

Ele quer formar novos talentos em programação Full-Stack para ingressarem no mercado de trabalho gaúcho e brasileiro. Conheça quem é Cristian Cavalheiro!

Com 37 anos de experiência profissional em Tecnologia da Informação (TI), Cristian iniciou sua carreira como oficial do exército, atuando como Analista de Sistemas. Participou da criação de um dos primeiros unicórnios do Brasil, a Getnet – uma empresa especializada em soluções eletrônicas de pagamento.

Leia a entrevista completa com Cristian, o novo presidente da +praTi!

1 – Como começou seu interesse por tecnologia?

Lembro como se fosse ontem. Tinha 16 anos e estava escolhendo a faculdade que iria ser minha futura profissão. Inspirado por um amigo que já havia decidido cursar Análise de Sistemas, fui fazer um curso de programação no Senac. Foi paixão à primeira vista. Adorava programar em COBOL e BASIC, mesmo sem ter um computador. Escrever nas linhas pautadas e fazer Teste de Mesa abriram minha mente para um novo mundo.

2 – Qual momento da sua carreira você mais se orgulha?

São 37 anos de carreira, e me orgulho dos quatro empreendimentos que conduzi como líder principal ou secundário. Porém, levar a Getnet do zero até o IPO e ao Global, foi a minha experiência mais desafiadora. Em uma época em que não se falava em startup, rompemos o mercado de pagamentos no Brasil, inovamos em tecnologia para o setor bancário, fomos adquiridos pelo Banco Santander e chegamos a segunda posição na América Latina em market share.

3 – Como iniciativas como a +praTi podem mudar o Rio Grande do Sul e o país?

Nosso maior desafio no Brasil é a educação. O conhecimento é transformador e todos os setores vivem hoje uma escassez de mão de obra nunca antes vista. E isso ainda irá se acentuar muito. Segundo o IT Forum, o Brasil tem 150 mil vagas em aberto de tecnologia e, se nada for feito, em 5 anos serão 750 mil vagas disponíveis no mercado

E sabe qual é a mais solicitada? Desenvolvedor Full-Stack, ou seja, que saiba Front e Back-End. Justamente onde a +praTi tem expertise.

4 – Qual a expectativa para 2024 em relação à +praTi?

Nossa expectativa é formar um contingente de novos talentos para as empresas do Rio Grande do Sul. Queremos atingir 600 alunos formados em duas turmas, com uma carga horária de 260 horas técnicas, mais de 50 trilhas para autoestudo, palestras com pessoas influentes no setor, visitas a organizações.

Mas, mais que isso, vamos entregar um profissional com um conjunto de soft skills, como inteligência emocional, gestão do tempo, comunicação verbal e não-verbal, ou seja, preparado para entrar em uma grande organização e se sentir confortável para participar de reuniões e trabalhar em equipes.

5 – Como surgiu a ideia do plano 100?

O projeto da +praTi atingiu uma maturidade espetacular em apenas três anos. Milhares de alunos passaram pela plataforma e empregamos mais de 100 pessoas. Muitos deles estão felizes e crescendo na carreira. Hoje, um desenvolvedor sênior recebe mais do que muitos profissionais em outras carreiras que precisam de muitos anos para o mesmo. Logo, sabendo da necessidade e de nossa capacidade, decidimos ampliar nossa meta: fazer três anos em um.

Nosso objetivo é empregar 100 novos talentos neste ano, com a participação de 100 mantenedores também.

6 – Por que as empresas devem se juntar à +praTi?

Nosso estado tem uma vocação para o social, haja visto as recentes catástrofes que vivemos e a quantidade de voluntários e doações realizadas. Acredito muito que o social passa por dar dignidade às pessoas, pelo seu trabalho. Um jovem pode começar a ajudar em casa e se desenvolver na carreira que mais cresce e remunera no mundo, transformando a realidade de toda uma família.

Você, empresário, tenho certeza que em sua caminhada também teve o apoio de alguém, aquele empurrão que faltava para seu sucesso. Venha para a +praTi e faça parte como mantenedor ou parceiro. Abra vagas com a +praTi e seja mentor para um jovem, fazendo a diferença na vida de alguém. 

7 – Que conselho você daria para os talentos que buscam começar na área de TI?

Todas as profissões dependem de dois ingredientes: pessoas e tecnologia. Um profissional de tecnologia tem a oportunidade de criar soluções que serão utilizadas por milhares de pessoas. Seja no varejo, no sistema financeiro, na saúde, no transporte, no ar, no mar e na terra. Nada funciona sem um componente de hardware guiado por software

Logo, seja curioso e uma esponja. Todo conhecimento que adquirir vai fazer diferença na sua vida!

8 – Quem te inspira e por quê?

Ao longo de minha trajetória tive muitas inspirações. Sou do tempo que influencers eram nossos pais. Meu pai era um comercial nato, focado em Gente, com G maiúsculo. Por outro lado, minha mãe era exigente, que me conduzia para os estudos e as responsabilidades. Como oficial do exército tive alguns militares que foram um exemplo de liderança, missão dada era missão cumprida. No esporte, como artista marcial, aprendi com eles a sempre superar metas individuais em busca da melhor performance. Como empreendedor, tive investidores que eram iluminados, tinham um sexto sentido para negócios e pessoas como ninguém. No mundo executivo, descobri habilidades e atitudes de alguns CEOs que observava e copiava imediatamente. Sem falar dos inúmeros amigos, professores e colegas.

Respeitar e aprender com todos, do soldado ao general, do estagiário ao líder máximo. Essa é a receita para a vida.

VOCÊ TAMBÉM PODE TER INTERESSE

#TecnologiaPraSomar #MaisEmpregosParaTodos

Como podemos te ajudar?