A Cultura de Inovação – parte I

Você sabe o que é Cultura de Inovação?

O tema é bastante desafiador e gera discussões e opiniões muito importantes. Então, qual o
conceito geral de Cultura de Inovação?


Cultura de Inovação é um conjunto de hábitos e valores que promove a criatividade e apoia
geração de ideias, provenientes de todos os setores da empresa, buscando mudar a maneira
de fazer negócios, valorizar os colaboradores, otimizar os recursos e melhorar os resultados.

Desafiando o status quo
Inovação é você pensar situações e processos de uma maneira diferente, pensar produto e
tecnologia de uma maneira diferente, gestão de pessoas de uma maneira diferente. Quando
falamos em uma Cultura de Inovação é quando colocamos, dentro da empresa ou dentro do
dia a dia, como pessoa física, uma mentalidade de desafio do status quo, desafiar como tudo
funciona, o que não é confortável, pois, como seres humanos, sempre estamos em busca de
algo que seja conhecido. Contudo, a inovação é, justamente, a procura pelo desconhecido,
pelo ineditismo, o que, dentro de uma empresa se torna extremamente desafiador, uma vez
que as organizações são máquinas montadas para criar e produzir eficiência e retorno. A
questão é: caso permaneça na sua zona de conforto e não procure inovar, uma empresa,
fatalmente, nunca sairá do lugar. Sem ter pessoas, áreas ou uma cultura que foque em
mudanças, as organizações, gradativamente, tornam-se obsoletas e tendem a desaparecer
com o tempo. Desafiar o status quo é a essência da história de inovação.

Desmistificando o conceito de inovação
A inovação é frequente e equivocadamente associada a grandes Startups, à criação de novas
tecnologias, à introdução de novos produtos ou de serviços em uma empresa. Inovar envolve
muito mais, é criar novos modelos de negócios, novas maneiras de atender as necessidades
dos consumidores, novos processos organizacionais e novos meios de competir e de cooperar
no ambiente empresarial, bem como utilizar novas tecnologias, métodos e ferramentas para
gerar caminhos diferentes dos existentes para alcançar um objetivo. Ela também pode estar
associada a uma mudança no modo de fazer negócios, o que está diretamente relacionado à
cultura de uma organização. Para que a inovação em uma empresa seja bem-sucedida, é
necessário que ela conte com o apoio das lideranças, das equipes e dos parceiros.
Outrossim, inovar é uma capacidade nossa de resolver problemas de modo simples e com
criatividade. Quando a inovação vem para resolver necessidades, para resolver expectativas,
ela vem de uma maneira efetiva e eficaz também. Para falar de inovação é preciso quebrar
esse gelo, esse medo de pensar que é absolutamente necessário ter aquela ideia
superbrilhante. Devemos trazer algo de ser humano e tentarmos resolver o problema de uma
maneira criativa.

Combatendo os “incrédulos”
Certamente que o grande pulo do gato, para que a inovação se transforme em um diferencial
competitivo, efetivo, eficaz e sustentável, é agregar a cultura da organização a esse processo
de transformação. Em uma empresa, a cultura está diretamente relacionada aos
comportamentos, valores, crenças e hábitos que ela adota com o objetivo de otimizar a
criatividade dos seus funcionários, o que resulta em processos de criação inovadores e
sustentáveis, novos produtos, resoluções e até métodos de planejamento.
É necessário entender que não existe um curso de Cultura e Inovação pronto, é só fazer e tudo
certo. Se tivéssemos um curso assim, teríamos mais empresas inovadoras. A Cultura de
Inovação é você combater aqueles incrédulos. Inovação é um vírus dentro da organização e
você tem vários anticorpos que ficam por um tempo. O anticorpo do jurídico, o anticorpo do
risco e do compliance, ou seja, estar em conformidade com normas, leis, regulamentos,
políticas e diretrizes estabelecidas. Os Programas de Compliance minimizam riscos, cumprem
e fazem cumprir regramentos e detectam qualquer desvio ou inconformidade.
Neste ponto, a Cultura da Inovação vem como a grande cura e entra nessas áreas para
facilitar, dar velocidade ao processo. É preciso ter em mente que o que é inovador hoje, daqui a
duas semanas não será mais, tudo está muito perecível, a data de validade está menor. A
Cultura da Inovação é colocar “este incômodo” dentro de uma organização.

……………………………….
Escrito por
Beatriz Regina De Noronha Dantas, formada em Letras pela UFRGS, Revisora e Produtora de
Conteúdo na Digital Business. Paralelamente, trabalha com revisão acadêmica, estruturação,
orientação e produção textual; correção de redações; traduções e versões na língua inglesa.
Participação e organização de eventos, feiras e congressos nacionais e internacionais na área de
turismo de lazer e negócios.

VOCÊ TAMBÉM PODE TER INTERESSE

#TecnologiaPraSomar #MaisEmpregosParaTodos

Como podemos te ajudar?