Aluno do programa #TeuFuturo conta sobre a experiência com a +praTi

A trajetória de Angelo Schuler na TI e sua experiência com o programa #TeuFuturo

O Angelo começou a aprender eletrônica quando estava no 6º ano, inspirado pelo filme “Steve Jobs”, sobre o inventor e empresário do setor da informática. 

Foi um professor da escola que percebeu o seu interesse pela área e o recomendou para a equipe de robótica, onde ele teve ainda mais contato com a tecnologia. 

“Participar da robótica foi muito importante para mim. Aprendi a programar e a trabalhar em equipe. Eu ainda não tinha decidido seguir essa carreira, mas era muito legal. Eu não sentia o tempo passar quando estava trabalhando com robótica”.

Depois disso, Angelo participou do Google Startup in School, maior programa estudantil de empreendedorismo tecnológico do Brasil. A sua equipe ficou em primeiro lugar. 

“Comecei a achar divertido construir coisas na web, como aplicativos”. Ele decidiu investir nessa ideia e começou a fazer cursos de programação.

Angelo conheceu a +praTi por meio da escola e gostou da ideia de um curso profissionalizante de TI sem custos. 

“O programa é muito inovador no sentido de ensino em relação ao que estamos acostumados no Brasil. Eu já estudei em quatro escolas e fiz dois cursos e até hoje nunca vi nada parecido com o programa #TeuFuturo. A dedicação que eles têm com o aluno é absurda”.

As aulas são divididas em síncronas e assíncronas, ou seja, há aulas que ocorrem ao vivo com todos os alunos e outras que ficam disponíveis para que o estudante as realize conforme seu próprio ritmo. 

“Isso é libertador porque no ensino brasileiro o aluno está limitado à didática que o colégio. O aluno não pode escolher ir por outro caminho”, explica, “No #TeuFuturo você pode pular algo que já viu ou que entendeu rápido e ir adiante, buscar mais”.

As aulas síncronas também são diferenciadas, segundo Angelo, pois são ambientes cheios de confiança e contato com pessoas que realmente trabalham no ramo. 

“Isso não tem preço, pois você está falando com uma pessoa que já tem anos de contato com aquele mundo e ela está ali só para tirar as suas dúvidas e mostrar o caminho mais acessível. Eles estão abrindo as portas do mercado de trabalho para os alunos”. 

Além disso, o contato com outros estudantes interessados nos mesmos assuntos cria possibilidades para o futuro.

A motivação também é importante no curso. No #TeuFuturo, parceria entre +praTi e IMED, os alunos aprendem diversas partes diferentes da programação como criar aplicativos, programar jogos, entre outros.

“Tudo que você vê no programa #TeuFuturo é prático, inclusive o aprendizado de soft skills, que envolve dedicação, disciplina e comunicação. Fica muito fácil transformar esse conhecimento em habilidades na vida real”.

O próprio Angelo já teve a oportunidade de usar esse aprendizado em uma entrevista de emprego e ficou encantado com a diferença no desempenho e a maior facilidade de participar de um processo seletivo. 

“A maior parte do que fiz durante a entrevista foi a partir de dicas que recebi durante o programa e ouvindo os profissionais e professores do curso”.

Mas o que ele mais gostou na experiência de aprendizado foi o networking e o contato com as pessoas. 

“Gosto de poder me engajar em um ambiente que vai ser semelhante ao ambiente de trabalho no futuro. Isso deixa o jovem muito mais preparado e aberto a aceitar esse tipo de relação e saber diferenciar o que é pessoal e o que é profissional”.

Se antes o Angelo já tinha interesse em seguir na TI, agora com o #TeuFuturo, ele tem certeza de que esse é o caminho certo. 

“Toda vez que eu pensava no que eu queria, eu ficava desmotivado no meio do caminho. Mas o bônus da TI em relação a qualquer área de atuação é que ela está em constante mutação. As tecnologias, a forma como você vai usá-las e a sua relação com os profissionais do ramo estão sempre se modificando e você tem que se adaptar o tempo todo. Eu adoro esse aprendizado constante”.

VOCÊ TAMBÉM PODE TER INTERESSE

O futuro depende…da gente!😊   Confira o nosso bate-papo com

#TecnologiaPraSomar #MaisEmpregosParaTodos

Como podemos te ajudar?