Bate-papo com Simone Stülp, secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado (SICT-RS)

Inovação, ciência, tecnologia e mulheres inspiradoras!

Hoje o nosso bate-papo é com Simone Stülp, secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado (SICT-RS).

Confira!

Com a TI, eu vou da ARPANET até…

Com a TI, eu vou da ARPANET até a resolução de qualquer desafio relacionado à gestão da informação e de dados, buscando soluções para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A Tecnologia da Informação nos abre diversas possibilidades, entregando soluções eficazes e sistêmicas em qualquer área.

Como sou professora há mais de 20 anos e, atualmente, uma das áreas prioritárias do governo é a educação, resumo que a TI pode contribuir em soluções inovadoras para a área da educação, revolucionando a maneira de ensinar e aprender.

Como a TI muda o mundo?

A TI está intimamente ligada com diversos aspectos da inovação – ela, inclusive, respira a tríade inovação, ciência e tecnologia. Em um mundo em que a informação é tão disseminada, onipresente e saturada, a TI entra com o importante papel de gestão de dados, de proposição de soluções sistêmicas, efetivas e integradas a cada realidade – seja empresa, setor público, organização do terceiro setor etc.

Penso que é uma área cuja importância só deve crescer pelo papel de organização, apresentação e análise de dados, e uma área na qual vemos diversas startups de sucesso – muitas das quais até unicórnios – surgindo e ganhando tração.

Quem te inspira?

Uma personalidade que me inspira muito é a cientista e pesquisadora Marie Curie. Ela foi a primeira mulher a ser laureada com o Nobel e a única pessoa a ganhar o prêmio por duas vezes em áreas distintas (Física e Química). Ela fez descobertas que revolucionaram a Ciência, como a de dois elementos químicos: o rádio e o polônio. A quebra de paradigmas nem para por aí: ela foi a primeira professora mulher na Universidade de Sorbonne, na França, e serve como inspiração para toda uma geração – tanto de homens quanto de mulheres – que veio depois.

Como pesquisadora, professora e bacharel em Química Industrial, o legado dela é muito presente em mim e em tudo o que faço. Busco dar o mesmo olhar de curiosidade, coragem, seriedade e obstinação que ela teve. Agora, no desafio de liderar uma Secretaria de Estado, ela segue me inspirando também. Afinal, sempre vou ser uma pessoa curiosa, em busca de respostas e de soluções melhores.

VOCÊ TAMBÉM PODE TER INTERESSE

#TecnologiaPraSomar #MaisEmpregosParaTodos

Como podemos te ajudar?